Participamos do

Petrobras anuncia corte de 25% em seus investimentos para 2017-2021

11:47 | Set. 20, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Petrobras, abalada pelo megaesquema de corrupção conhecido como Petrolão e a queda do preço do petróleo, anunciou nesta terça-feira que reduzirá 25% seus investimentos a 74,1 bilhões de dólares no período 2017-2021.

"Nos próximos dois anos, estaremos concentrados na recuperação da solidez financeira da Petrobras, como uma empresa integrada de energia que tem foco em óleo e gás. No horizonte total dos cinco anos desse planejamento, nossa proposta é que a empresa tenha sido saneada, tenha padrões de governança e ética inquestionáveis para sustentar uma produção crescente, mais realista, e capaz de investir e se posicionar nos processos de transição por que passa o mercado de energia no mundo", afirmou o presidente da empresa, Pedro Parente, em um comunicado.

O plano estratégico quinquenal inclui um corte de seus gastos operacionais de 11% e projeta manter "um ritmo intenso de parcerias e desinvestimentos que nos próximos dois anos deverão somar 19,5 bilhões de dólares. "Os investimentos próprios previstos para 2017 a 2021 serão de 74,1 bilhões de dólares. Este valor representa uma redução de 25% em relação ao plano anterior", afirmou a empresa em um comunicado."O segmento de exploração e produção absorverá a maior parte, com 82% dos recursos", acrescenta o texto.

Segundo a empresa, o conjunto de investimentos gerados a partir dos projetos da Petrobras, no entanto, é estimado em 40 bilhões de dólares nos próximos dez anos, o que demonstra que, apesar do menor volume de investimentos, a companhia alavanca valores significativos por meio de sua atuação. Este plano é o primeiro sob a gestão de Parente, que chegou ao cargo em junho, nomeado pelo novo chefe de Estado Michel Temer.

O anúncio é feito sob a ameaça de uma greve dos operários da empresa contra o plano de congelamento de salários. A empresa sofre com os efeitos do Petrolão, que custou mais de 2 bilhões de dólares em seus balanços e pela queda do preço do barril de 100 dólares em meados de 2014 para menos de 45 dólares nos dias atuais.

A companhia fechou 2015 com perdas de recordes de 34,836 bilhões de reais (9,6 bilhões de dólares). No segundo trimestre deste ano, reportou lucros de 106 milhões de dólares, interrompendo uma série de três trimestres no vermelho.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente