Participamos do

No Afeganistão, Taleban toma distrito na província de Kunduz

13:30 | Ago. 20, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Cabul, 20 (AE) - O Taleban capturou um distrito da província afegã de Kunduz neste sábado, segundo uma autoridade. A área, no nordeste do país, é a mesma onde os insurgentes haviam ocupado brevemente a capital provincial, no ano passado, antes de serem expulsos em uma contraofensiva.

Porta-voz do comando da polícia provincial, Mohammadullah Bahej disse que os insurgentes lançaram ataques a partir de diferentes áreas contra a sede do governo do distrito de Khan Abad. Segundo o porta-voz, as forças de segurança planejam uma operação para retomar a área.

Um porta-voz do Taleban, Zabihullah Mujahid, confirmou que os combatentes capturaram o distrito, bem como armas e veículos militares.

Diretor do conselho provincial de Kunduz, Mohammad Yusouf Ayubi disse que centenas de civis fugiram em meio aos confrontos. Segundo ele, caso o governo central não preste atenção, o Taleban tomará de novo a cidade de Kunduz (capital provincial), como fez no ano passado.

As forças de segurança afegãos enfrentam o Taleban em pelo menos 15 das 34 províncias do país, segundo o Ministério da Defesa. Em Kunduz, os insurgentes ameaçam áreas próximas da capital provincial.

Na semana passada, o Taleban tomou um distrito no norte da província de Baghlan. Além disso, há duros confrontos em andamento nas províncias de Helmand, no sul, e de Nangarhar, no leste do país. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente