Participamos do

Jorge Zarif termina em quarto na classe Finn da vela na Olimpíada

16:50 | Ago. 16, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O brasileiro Jorge Zarif, 23 anos, terminou em quarto lugar na classe Finn do torneio de vela da Olimpíada do Rio. Ele foi para a última regata, na tarde desta terça-feira, na Marina da Glória, dependendo de uma série de resultados para ficar com a medalha de bronze, mas terminou apenas em terceiro na medal race. A festa foi do britânico Giles Scott, que ganhou a medalha de ouro. O eslovaco Vasilij Zbogar ficou com a prata e o norte-americano Caleb Paine, ganhou o bronze.

Numa tarde de ventos favoráveis, Zarif chegou a liderar a prova. Em entrevista, o velejador não escondeu o abatimento. Ao contrário do discurso da equipe técnica de que o objetivo é a Olimpíada de Tóquio, em 2020, Zarif chegou a dizer que não estava certo de continuar no esporte. "Não sei se vou fazer um novo ciclo", afirmou. Depois, contemporizou: "Quem sabe eu estarei melhor em Tóquio, mas eu queria mesmo era ganhar em casa".

Ele avaliou que, diferentemente de Londres-2012, sua primeira Olimpíada, estava agora preparado para desafiar os principais concorrentes. "Não era mais um garoto aventureiro. Eu dei o meu máximo", disse. "Nestes últimos quatro anos minha vida foi a vela", completou. "É uma pena que não terminei numa posição melhor. Se vela fosse judô (que dá duas medalhas de bronze), eu ficaria com uma medalha". Zarif observou que os três velejadores provavelmente, pela idade, não deverão disputar os Jogos de Tóquio. "Vamos ver se terei toda uma infraestrutura para continuar."

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente