Participamos do

Atrações turísticas do Rio viram obstáculos na prova de saltos do hipismo

09:00 | Ago. 20, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Durante mais de um século e novamente desde o fim do ano passado, o carioca se acostumou a saltar do bonde de Santa Teresa. No Rio-2016, em Deodoro, foi possível ir além: saltar o bonde. Ou melhor: uma representação dele, um dos obstáculos da pista montada pelo course-designer Guilherme Nogueira Jorge, primeiro brasileiro a desenhar um percurso olímpico nas provas de saltos do hipismo.

Durante quatro dias, seis percursos foram montados. Dos mais difíceis, na final individual, saiu como campeão olímpico o britânico Nick Skelton. Peder Fredicson ganhou a prata para a Suécia e Eric Lamze deu o bronze ao Canadá. O brasileiro Álvaro de Miranda Neto, o Doda, terminou em nono.

Ornar os obstáculos com ícones nacionais do país organizador é tradição no hipismo. O Pão de Açúcar apareceu só no segundo dia de competições. O Cristo Redentor precisou ser deixado de lado, porque a Olimpíada é um evento sem manifestações religiosas. As ondas do calçadão de Copacabana estavam no muro que causou uma falta para Doda, tirando as esperanças de medalha por equipe.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No lugar do Cristo, estavam as tradicionais barraquinhas das festas de São João, uma de cada lado das varas, mas sem referências ao santo. �Trabalhei com o departamento de Look of the Games do Rio-2016. Eles tinha uma linha de pensamento do que queiram. A ideia era contar um pouco da cultura do Rio e das cidades-sede da Olimpíada pelo futebol. A festa junina é super brasileira, enquanto o bondinho é um cartão postal�, contou Nogueira Jorge.

Ao menos 30 tipos de ornamentos foram encomendados à empresa que produz obstáculos para provas do mundo todo. Na volta final, as referências ao Rio diminuíram. Havia bromélias, balões de São João e até uma floresta tropical.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente