Participamos do

Atleta mongol do levantamento de peso é pego no doping e perde resultado no Rio

18:50 | Ago. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O atleta mongol Chagnaadorj Usukhbayar, do levantamento de peso, foi flagrado em teste antidoping no Rio de Janeiro, informou a Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês), neste domingo, último dia de disputas dos Jogos Olímpicos.

Com o resultado positivo para testosterona, o atleta de apenas 20 anos foi desqualificado da Olimpíada, perdendo os resultados obtidos na categoria até 56kg. O atleta competiu normalmente no Rio-2016, mas não chegou a brigar por medalha.

"Todos os resultados obtidos pelo atleta no Rio-2016 foram desconsiderados, o atleta foi excluído dos Jogos Olímpicos e seu credenciamento foi cassado", informou a CAS, a poucas horas do início da cerimônia de encerramento da Olimpíada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com mais esta revelação de doping, os Jogos Olímpicos do Rio totalizam até agora sete casos de uso de substâncias proibidas por atletas. O número, contudo, pode aumentar com a realização de mais exames.

As amostras dos esportistas têm sido guardadas por até dez anos para reanálises a medida que surgem novas tecnologias e novos compostos ilícitos que podem beneficiar ilegalmente o desempenho dos atletas. Recentemente, foram revelados pela Agência Mundial Antidoping (Wada) casos de doping flagrados ainda nos Jogos de Pequim-2008 e Londres-2012.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente