PUBLICIDADE
Notícias

Última chance de ver Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno alinhados neste ano

O fenômeno aconteceu em janeiro e poderá ser visto outra vez entre julho e agosto

10:15 | 21/07/2016
NULL
NULL

Novamente neste ano, os planetas alinhados poderão ser vistos a olho nu por cerca de um mês. Entre janeiro e fevereiro, nós, terráqueos, pudemos ver o fenômeno na hora do amanhecer, e novamente teremos acesso a ele entre julho e agosto, porém, durante o pôr-do-sol. De acordo com o Australian Geographic, o evento poderá ser acompanhado do mundo todo. O fenômeno foi visto anteriormente em 2005 e só acontecerá novamente em outubro de 2018, segundo o site.

Para ver Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno alinhados, encontre um espaço de céu aberto sem nuvens e observe o sudoeste. Mercúrio é o menor planeta, logo, é o mais difícil de ser visto. Vênus e Júpiter, os mais brilhantes, são mais visíveis quando o sol está quase “sumindo”. Marte é o planeta mais avermelhado, e Saturno possui tons amarelados.
[SAIBAMAIS3]
Os planetas serão os corpos celestes mais brilhantes vistos da Terra, depois do Sol e da Lua. Para distingui-los de estrelas, o astrônomo Jason Kendall, da Universidade William Paterson, em Nova Jersey (EUA), ensina: "Feche um dos olhos. Estique o braço e coloque o seu dedo polegar para cima. Lentamente, passe-o de um lado para o outro do planeta ou estrela que você vê no céu. Se a luz se atenuar quando o polegar passar sobre ele, é um planeta. Mas se ela piscar rapidamente é uma estrela".
Para mais detalhes, confira o vídeo em inglês do professor Kendall:

[VIDEO1]

 

Redação O POVO Online

 

TAGS