PUBLICIDADE
Notícias

Theresa May quer manter relações próximas com a Irlanda após o Brexit

20:20 | 26/07/2016
A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, afirmou que quer manter uma relação econômica próxima com a República da Irlanda após seu país deixar a União Europeia. May teve um encontro hoje com o premiê da Irlanda, Enda Kenny, no qual foram discutidas as implicações do Brexit. A reunião faz parte de uma série de outros encontros que a primeira-ministra terá com líderes europeus.

May reconheceu que há diversos assuntos complexos a serem debatidos com a saída da União Europeia e ressaltou que o Reino Unido e a Irlanda devem explorar opções que levem a "soluções práticas". Segundo ela, um dos pontos mais sensíveis é o impacto do Brexit no "Common Travel Area", um acordo de livre circulação de cidadãos entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda. May assegurou que há uma intenção forte de ambos os lados de preservar esse tratado.

A República da Irlanda é o quinto maior parceiro comercial do Reino Unido, com o mercado de exportação totalizando 29,5 bilhões de libras (o equivalente a US$ 38,7 bilhões).

Dando seguimento aos encontros com líderes europeus, May viaja amanhã para Roma, para se reunir com o primeiro-ministro Matteo Renzi. Na semana passada, ela já havia se encontrado com líderes da Alemanha e da França. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS