Participamos do

Theresa May minimiza preocupações com fronteiras entre as Irlandas após Brexit

19:10 | Jul. 25, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A nova primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, procurou minimizar as preocupações relacionadas aos acordos sobre as fronteiras entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda após o Brexit. Durante visita a Belfast, capital da Irlanda do Norte, May assegurou que está comprometida a formular uma solução prática para todos. Apesar disso, ela não entrou em detalhes sobre qual seria esse acordo.

May acrescentou também que o tráfego livre de pessoas entre as duas Irlandas já existia antes mesmo dos dois países entrarem na União Europeia e que uma revisão desse acordo seria necessária com a saída do Reino Unido.

Espera-se que o tema seja debatido amanhã, quando May receberá o primeiro-ministro da República da Irlanda, Enda Kenny, em Londres. A Irlanda do Norte é o único país do Reino Unido que faz fronteira em terra com um país membro da União Europeia.

As fronteiras abertas são responsáveis por ajudar a promover a paz na Irlanda do Norte após o Acordo de Belfast, em 1998, que colocou fim a décadas de conflito sectário. Mais de 3,5 mil pessoas morreram durante os combates entre o Exército Republicano Irlandês (IRA, na sigla em inglês), que desejava que a Irlanda do Norte fizesse parte da República da Irlanda, e grupos favoráveis à permanência no Reino Unido. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente