Participamos do

Paquistão: inundações causadas por fortes chuvas de monções matam 30 pessoas

13:10 | Jul. 03, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Fortes chuvas de monções durante a noite desencadearam inundações que mataram pelo menos 30 pessoas em um vilarejo remoto no norte do Paquistão, perto da fronteira com o Afeganistão, disseram autoridades paquistanesas neste domingo.

Maghfirat Shah, o prefeito do distrito de Chitral, disse que intensas chuvas de monções e enchentes repentinas arrastaram uma mesquita e várias casas no vilarejo de Ursoon, uma área de Chitral. Ele disse que quatro mulheres e cinco crianças estavam entre os 30 mortos.

A enchente atingiu o vilarejo no momento em que as pessoas estavam fazendo orações especiais do Ramadã na mesquita. Dezenas de fiéis foram arrastados nas águas da enchente, que destruiu a mesquita e danificou várias casas vizinhas e um posto de segurança, disse Shah.

As condições adversas dificultaram os esforços de resgate, mas na manhã deste domingo uma pessoa foi resgatada com vida, conforme o prefeito.

Yousuf Zia, porta-voz da autoridade de gestão de desastres, disse que equipes de resgate recuperaram os corpos de sete pessoas. Trinta pessoas estavam desaparecidas. Autoridades paquistanesas pediram helicópteros para ajudar nas operações de resgate e assistências humanitária porque as estradas próximas foram danificadas, conforme Zia. Em áreas onde o tempo tinha clareado, equipes já estavam distribuindo bens essenciais à população afetada.

Cerca de 37 casas foram completamente destruídas e 47 foram parcialmente danificadas na região, de acordo com um relatório inicial da autoridade de gestão de desastres. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente