Participamos do

Milhares na Alemanha vão às ruas em apoio a presidente da Turquia

13:30 | Jul. 31, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Milhares de pessoas se reuniram na cidade alemã de Colônia neste domingo para denunciar o golpe fracassado do dia 15 de julho na Turquia e para mostrar apoio ao presidente turco Recep Tayyip Erdogan.

A manifestação acontece em meio a tensões que se seguiram à tentativa de golpe na Turquia e a preocupação na Alemanha com a força da repressão.

Cerca de 3 milhões de pessoas de origem turca vivem na Alemanha. Durante o protesto deste domingo, os organizadores tocaram os hinos nacionais da Alemanha e da Turquia e fizeram um minuto de silêncio pelas pessoas assassinadas na tentativa de golpe. O slogan da manifestação foi "Sim à democracia, não ao golpe".

A polícia colocou em torno de 2,7 mil oficiais para evitar conflitos. Outros quatro protestos bem menores ocorrem em outros pontos da cidade, incluindo um promovido por um grupo de extrema direita da Alemanha.

Pouco antes do início da manifestação, a polícia contava cerca de 10 mil pessoas no local. Muitas carregavam bandeiras da Turquia.

Uma corte regional impôs como condição que nenhuma mensagem de discursos feitos fora do país - como no caso de políticos na Turquia - fosse transmitida em vídeo. O porta-voz de Erdogan criticou a medida afirmando que ela impedia a transmissão de uma mensagem do presidente turco e exigindo uma "explicação satisfatória" por parte de autoridades alemãs. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente