Participamos do

França considera impossível fechar acordo de livre comércio UE-EUA em 2016

"Penso que um acordo em 2016 é impossível e todo mundo sabe muito bem", disse o secretário.
07:59 | Jul. 05, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A França considera "impossível" concluir este ano um acordo de livre comércio entre União Europeia e Estados Unidos, afirmou à AFP o secretário de Estado de Comércio Exterior, Mathias Fekl.
"Hoje continuamos esperando tantas ofertas sérias da parte dos Estados Unidos que não há nenhuma possibilidade de que as coisas sejam concluídas antes do fim do governo Obama", completou Fekl.
A eleição presidencial dos Estados Unidos acontecerá em novembro e Barack Obama deixará o cargo em janeiro de 2017.
"Em uma negociação não há nada pior que começar dizendo 'queremos concluir a qualquer preço'", declarou Fekl, que prefere "um bom acordo, um acordo exigente com coisas positivas para o emprego na França e para os trabalhadores".
"Não serei eu o secretário de Estado de Comércio Exterior que vai ao Parlamento vender a qualquer preço um acordo que considere ruim ou insatisfatório para nosso país".
Apesar da oposição de Paris e da incerteza criada pelo Brexit, o governo dos Estados Unidos repetiu na semana passada que deseja concluir até o fim do ano as negociações com a UE sobre o acordo transatlântico de livre comércio, conhecido como TTIP ou Tafta.
AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente