Participamos do

Atentados no Iêmen deixam 11 mortos

Onze pessoas, sete militares e quatro civis, morreram nesta segunda-feira no Iêmen em dois atentados com carro-bomba contra postos de controle do exército na cidade de Mukala, a capital da região de Hadramaut, sudeste do Iêmen
06:49 | Jul. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Um carro-bomba avançou contra um posto de controle na entrada da cidade e, quase ao mesmo tempo, outro carro-bomba foi detonado em um posto de controle no centro de Mukala, informou o general Faraj Salemin, comandante da segunda região militar do país.
Onze pessoas morreram e 18 ficaram feridas, informou à AFP o diretor do Departamento de Saúde, Riyadh al-Jariri.
Quatro civis, incluindo uma mulher, estão entre os mortos.
O primeiro balanço do ataque, atribuído pelo exército a "terroristas", em referência aos extremistas que atuam no sul e sudeste do Iêmen, citava cinco mortos.
Os combatentes do grupo Estado Islâmico (EI) e da Al-Qaeda, expulsos pelas forças do governo, permanecem ativos no sul e sudeste do Iêmen, onde aproveitaram a guerra entre as forças leais ao regime e os rebeldes desde março de 2015 para intensificar suas ações.
Mukala, uma cidade de 200.000 habitantes, foi reconquistada em 24 de abril pelas forças governamentais. A Al-Qaeda controlou a localidade por um ano.
Mas os jihadistas mantêm uma forte presença e controlam várias localidades na província de Hadramut.
Desde a reconquista em abril, Mukala foi cenário de vários atentados mortais.
O governo dos Estados Unidos, aliado do Iêmen na luta contra o terrorismo, considera a Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA) o braço mais perigoso da rede extremista.
Nas últimas semanas, vários membros da AQPA morreram em ataques de drones americanos no Iêmen.
Washington reconheceu em 7 de maio a presença de um número "muito pequeno" de soldados americanos no Iêmen para ajudar as forças iemenitas e a coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita a expulsar a Al-Qaeda de Mukala.
AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente