Participamos do

Atentado suicida próximo ao consulado americano em Jedá

Um homem-bomba executou um ataque nesta segunda-feira diante do consulado americano na cidade saudita de Jedá, às margens do Mar Vermelho, anunciou o ministério do Interior.
05:52 | Jul. 04, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

De acordo com um comunicado oficial, dois seguranças suspeitaram de um indivíduo que estava em um carro no estacionamento do hospital Suleiman Faqeeh, que fica de frente para o consulado dos Estados Unidos, país que comemora nesta segunda-feira o aniversário de sua independência.
Quando os oficiais se aproximaram para investigar, "o homem detonou o cinturão de explosivos dentro do estacionamento", afirma a nota oficial. Os dois agentes de segurança ficaram levemente feridos no ataque, executado pouco antes da oração do amanhecer. O site do jornal Sabq publicou uma fotografia que mostra parte do corpo do homem-bomba no chão do estacionamento. O ministério do Interior informou que os investigadores trabalham para determinar a identidade do homem-bomba.

Em Washington, um porta-voz do Departamento de Estado declarou: "Estamos a para da informação sobre uma explosão em Jedá e trabalhamos com as autoridades sauditas para obter mais informações". Até o momento o ataque não foi reivindicado e não existem indícios sobre a identidade do autor ou autores da ação.

Desde o fim de 2014, as forças de segurança sauditas e a minoria xiita da Arábia Saudita são alvos de atentados reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI). Em março de 2015, a embaixada dos Estados Unidos permaneceu fechada por vários dias, assim como os consulados americanos de Jedá e Dhahran, leste da Arábia Saudita, por motivos de segurança que não foram divulgados. Em maio passado, o ministério saudita do Interior anunciou a morte de quatro supostos jihadistas - dois deles detonando cinturões de explosivos - em uma operação da polícia na zona leste de Jedá.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Um dos suspeitos era procurado por um atentado suicida cometido em agosto de 2015 contra uma mesquita que ficava dentro do complexo das forças especais da cidade de Abha, sudoeste do país. O ataque matou 15 pessoas. 

 

AFP 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente