Participamos do

Facebook anuncia sistema de inteligência artificial que analisa o que você escreve

O robô de inteligência artificial vai analisar as publicações da timeline assim como as mensagens privadas do aplicativo
11:03 | Jun. 03, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Facebook anunciou que está testando um sistema de inteligência artificial, o Deep Text, que analisa tudo o que os usuários escrevem. A novidade tem causado polêmica, pois muitos internautas temem pela invasão de privacidade e divulgaçaõ de contéudo privado por parte da empresa.

O Deep Text lê todas as suas digitações, mesmo antes de serem publicadas. As palavras são entendidas dentro de um contexto, mesmo que estejam fora de ordem na frase,  e não mais apenas identificadas como palavras “soltas”.

A intenção, segundo o Facebook, é analisar e aprender a forma como os textos são feitos e como os usuários se comunicam. De acordo com Mark Zuckberg , o objetivo é tornar a rede social mais intuitiva.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O robô de inteligência artificial vai analisar as publicações da timeline assim como as mensagens privadas do aplicativo.

A ideia é que durante uma conversa, o robô identifique necessidades do usuário. Por exemplo, quando um amigo troca mensagens ou publica que precisa de carona, um ícone de aplicativo do Uber aparece, sem que seja necessária a busca do internauta pelo aplicativo no momento da conversa.

Outro exemplo, pode ser uma conversa entre amigas que falam sobre viagens e de repente sobe um ícone com alguma sugestão de aplicativo de compra de passagens aéreas.

O DeepText é configurado para aprender gírias e expressões idiomáticas. O sistema ainda está na fase de testes e, por enquanto, está sendo usado apenas nos bastidores da empresa. Ainda não foi divulgada a data para que o sistema entre em pleno funcionamento.  

 

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente