Participamos do

Vietnã pede que China paralise produção de petróleo em área em disputa

16:30 | Abr. 08, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Vietnã demandou nesta sexta-feira que a China remova um campo de exploração de petróleo de uma área de litígio no Mar do Sul da China e alertou que ações unilaterais de Pequim podem complicar o clima na região.

O campo de petróleo foi o centro de um conflito entre os dois países em 2014, quando a China fez exercícios militares próximo às ilhas de Paracel, que o Vietnã julga ser sua de sua propriedade. O incidente diplomático fez com que houvesse várias protestos violentos no Vietnã.

O porta-voz do ministério das Relações Exteriores vietnamita, Le Hai Binh, disse que a China começou a explorar uma área no Golfo de Tonkin, região que os países estão negociando a soberania.

"O Vietnã se opõe veementemente e pede que a China abandone os planos de explorar a região e retire a plataforma Hai Duong 981 desta área, além de reforçar que não é necessário novas ações unilaterais que podem complicar ainda mais a situação", diz o comunicado.

Rejeitando as demandas do Vietnã, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hong Lei, disse que a plataforma de petróleo está explorando uma região de "indiscutível competência" da China.

"Esperamos que as partes em disputa possam ver isso objetivamente e racionalmente", disse Hong. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente