Participamos do

UE estabelece comissão para dificultar vistos para norte-americanos

17:30 | Abr. 12, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Comissão Europeia pediu que os governos e legisladores da União Europeia declarem até 12 de julho que ação o bloco deve assumir devido à não-reciprocidade de vistos para cidadãos da União Europeia nos Estados Unidos, Canadá e Brunei.

As regras da UE dão à comissão o poder de suspender o programa de isenção de visto do bloco para outros países se eles não ofereceram isenção recíproca de visto a todos os cidadãos do bloco. Caso aprovado, cidadãos de EUA, Canadá e Brunei podem em poucos meses perder a entrada automática para o bloco.

O assunto foi discutido terça-feira pelo Colégio de Comissários, políticos que dirigem o braço executivo da UE.

Sob as regras da UE, a Comissão necessita lançar um procedimento legal para suspender os programas de isenção de visto para outros países. Uma vez que for iniciado, o Parlamento e os Estados-membros têm quatro meses para levantar objeções. Eles podem solicitar um atraso de dois meses adicionais após esse período antes que a suspensão de isenção de visto entre em vigor.

No entanto, um funcionário da UE disse que a comissão não tinha dado início ao processo legal e que não há data acordada para essa deliberação. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente