Participamos do

Síria encontra vala com 42 corpos em Palmira

10:26 | Abr. 02, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Corpos de civis e oficiais executados pelo "Estado Islâmico" apresentavam sinais de tortura, afirma agência estatal. Cidade história foi retomada por tropas sírias no domingo.
O Exército da Síria encontrou, na cidade histórica de Palmira, uma sepultura coletiva com corpos de 42 civis e soldados executados pela milícia terrorista "Estado Islâmico" (EI).

 

A informação é de uma fonte militar, citada por agências internacionais neste sábado (02/04). Segundo a fonte, entre os mortos estão oficiais, soldados, membros de milícias pró-regime e seus familiares. Do total, 24 pessoas eram civis, incluindo três crianças, e outras 18 eram membros do exército sírio. "Eles foram executados a tiro ou decapitados", declarou a fonte.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

De acordo com a agência estatal de notícias Sana, os corpos apresentavam sinais de tortura. Após a descoberta da vala, nesta sexta-feira, 01, os corpos foram levados para um hospital militar na região de Homs, onde está sendo realizada a exumação para a identificação das vítimas. No domingo passado, tropas sírias anunciaram a retomada completa de Palmira, invadida pelo EI em maio de 2015.

 

Durante os dez meses de ocupação, o grupo executou pelo menos 280 pessoas, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos. Conhecida como "a pérola do deserto", Palmira é famosa por seus tesouros arqueológicos. O EI chocou o mundo com a destruição de diversos templos antigos, tumbas e esculturas, consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. 

 

DW 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente