Participamos do

Milhares protestam contra o governo na Colômbia

Manifestações em mais de 20 cidades miram sobretudo negociações de paz com guerrilhas Farc e ELN e foram convocadas pelo partido do ex-presidente Uribe, que se opõem ao processo
11:37 | Abr. 03, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Manifestantes pedem a renúncia do presidente Santos em CaliMilhares de colombianos protestaram em mais de 20 cidades contra o presidente Juan Manuel Santos e o processo de paz com as Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc), neste sábado, 02.

Houve protestos em Bogotá, Medellín, Barranquilla, Cartagena, Cúcuta, Pereira, Sincelejo, Bucaramanga, Cali e Valledupar, entre outras, apesar da chuva que caiu com força em algumas dessas cidades.

As manifestações ocorreram poucos dias após o governo anunciar o início de negociações de paz com a segunda maior guerrilha Exército de Libertação Nacional (ELN) , com o objetivo de acabar com mais de meio século de conflito interno.

Os protestos foram convocados pelo partido do antigo presidente Álvaro Uribe, que se opõe às negociações com as Farc, aparentemente próximas do fim depois de mais de três anos. Com o slogan "No%2b", os manifestantes pediram a Santos que mude sua política para as guerrilhas.

Os participantes também protestaram contra a alta de impostos, a venda de uma empresa de geração de energia e a corrupção. "Traidor, renuncie agora" e "Não à impunidade!" eram duas das mensagens que constavam em cartazes exibidos pelas multidões nos protestos, que transcorreram de forma pacífica.

Algumas pessoas vestiam camisetas com a expressão "chega de presos políticos", numa referência a oposicionistas que foram detidos e julgados por casos relacionados à corrupção e espionagem.

Uribe participou da marcha em Medellín, pois não conseguiu se deslocar para Bogotá devido ao um tempo. Ele foi presidente da Colômbia de 2002 a 2010.

AS/lusa/efe/dpa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente