Participamos do

EUA enviarão mais 200 militares e helicópteros Apache para o Iraque

13:10 | Abr. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os EUA concordou em enviar mais de 200 militares adicionais para o Iraque e helicópteros Apache pela primeira vez para combater o Estado Islâmico, no primeiro grande aumento das forças norte-americanas naquele país em quase um ano. A informação é de fontes do exército dos EUA, que falaram sob condição de anonimato.

O movimento é destinado a ajudar as forças iraquianas a retomarem as cidades de Mosul, no norte do país, e Raqqa, proclamada capital do grupo terrorista na Síria. Em junho o governo de Barack Obama anunciou que centenas de militares seria enviados para ajudar os iraquianos a retomar Ramadi, uma meta que eles atingiram no fim do ano passado.

As tropas adicionais serão compostas majoritariamente por forças especiais do exército, que têm sido usadas na campanha de combate ao Estado Islâmico para aconselhar a assistir os iraquianos. O restante incluirá treinadores, forças de segurança para os consultores e equipes de manutenção para os Apaches.

Os militares serão alocados em brigadas e batalhões iraquianos, provavelmente perto da linha de frente e com maiores riscos de serem atingidos pelos inimigos. Mas a proximidade com o fronte de batalha também permitirá que as equipes forneçam mais conselhos de combate tático. Até agora, os consultores norte-americanos atuavam com os iraquianos apenas nos quartéis.

O secretário de Defesa dos EUA, Ash Carter, fez o anúncio no aeroporto de Bagdá e disse também que enviará um sistema de artilharia adicional para o Iraque.

Autoridades dos EUA também disseram que o número de forças de operações especiais na Síria poderia aumentar, mas Carter não mencionou isso em seus comentários. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente