PUBLICIDADE
Notícias

Comissão Europeia sinaliza apoio à derrubada de visto para ucranianos

16:20 | 20/04/2016
A Comissão Europeia formalizou apoio, nesta quarta-feira, à dispensa do visto para ucranianos que desejam ingressar nos países da zona do euro, abrindo espaço para os estados membros discutirem a questão.

O órgão executivo disse que o governo ucraniano tem preenchido todos os requisitos para conquistar o apoio do bloco, dentre os quais uma série de medidas anticorrupção e o endurecimento no combate a organizações criminosas. "Este é o resultado bem sucedido das difíceis reformas promovidas pelo governo ucraniano", disse Dimitris Avramopoulos, comissário de migração europeia.

Se a medida alcançar o apoio integral, 42 milhões de cidadãos ucranianos poderiam viajar sem visto por até 90 dias aos territórios da zona do euro, mas estariam impedidos de trabalharem neles. Além disso, Bruxelas manteria a prerrogativa de restringir o acesso a depender do fluxo de entradas.

A proposta da Comissão agora dependerá do aval de todos os membros e do parlamento europeu. Há sinais de que este processo pode ser difícil e longo diante da crise imigratória que alguns dos países enfrentam dentro das suas fronteiras. Em paralelo, a UE negocia um acordo ainda mais amplo de não exigência do visto à Turquia, como parte de um pacote de medidas que visa conquistar o apoio dos turcos para controlar a crise imigratória.

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, tem pressionado a União Europeia a acatar a proposta, defendendo-a como um prêmio pelos programas pró-Ocidente. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS