Participamos do

Azerbaijão anuncia cessar-fogo unilateral em Nagorno-Karabakh, após confrontos

08:00 | Abr. 03, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Baku, 03 (AE) - O Ministério da Defesa do Azerbaijão anunciou neste domingo um cessar-fogo unilateral na região separatista de Nagorno-Karabakh. Confrontos no fim de semana na área deixaram pelo menos 30 mortos dos dois lados envolvidos.

A região é palco de uma disputa separatista de duas décadas. Segundo o Ministério da Defesa do Azerbaijão, diante dos pedidos de organizações internacionais, haverá uma "suspensão da contraofensiva e resposta nos territórios ocupados pela Armênia". O governo do Azerbaijão acrescentou que não terá como foco fortificar o território que o país diz ter "liberado".

Nagorno-Karabakh tem estado sob controle de forças armênias étnicas e de militares armênios desde o fim de uma guerra na área, em 1994, porém ainda não foi conseguida uma solução sobre o status da região. O conflito é impulsionado também pelas tensões entre os cristãos armênios e os membros da etnia azeri, em sua maioria muçulmanos.

A região de Nagorno-Karabakh é um enclave de etnia predominantemente armênia que fica dentro das fronteiras do Azerbaijão, mas foi tomado pela Armênia durante uma guerra de seis anos que terminou com um cessar-fogo em 1994. Os dois lados são separados por uma zona tampão desmilitarizada, mas pequenos confrontos eclodem com frequência. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente