Participamos do

Aviões de combate da Rússia sobrevoam área próxima a navio da Marinha dos EUA

10:50 | Abr. 13, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Aviões militares da Rússia sobrevoaram uma área próxima ao local onde navegava um destroier da Marinha dos Estados Unidos e de um helicóptero militar da Polônia várias vezes durante dois dias nesta semana, de acordo com funcionários norte-americanos. A notícia pode elevar as tensões, mesmo após um recente acordo de Moscou para realizar novas conversas com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em breve.

As fontes dos EUA disseram que militares russos realizaram manobras potencialmente provocativas, que não eram seguras e poderiam ter causado um acidente. Um desses sobrevoos russos ocorreu quando um helicóptero militar polonês estava prestes a decolar do navio norte-americano U.S.S. Donald Cook, segundo una fonte dos EUA. Com o sobrevoo, a partida do helicóptero foi abortada.

A embarcação citada é um destroier balístico de defesa dos EUA, que patrulhava e conduzia exercícios de helicóptero com a Polônia e outros parceiros dos EUA no sudoeste do Mar Báltico, após uma visita a um porto polonês no domingo.

As autoridades dos EUA disseram que o navio operava em águas internacionais. Uma autoridade da Rússia disse apenas que um encontro ocorreu, mas recusou-se a comentar as circunstâncias.

Embaixadores da Otan e da Rússia devem realizar uma reunião na próxima semana, no dia 20. Será o primeiro encontro do Conselho Otan-Rússia desde junho de 2014. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente