Participamos do

Alemanha deve desativar controle de fronteira com queda do fluxo de refugiados

13:30 | Abr. 06, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Alemanha pretende deixar de fazer a checagem de passaporte na fronteira com a Ástria em meados de maio, afirmou hoje o ministro do Interior, Thomas de Maizière, à medida em que o fluxo de imigrantes que chega à maior economia do continente ceda.

"Estamos reduzindo a intensidade dos controles de fronteira passo a passo", de Maizière disse ao canal de televisão austríaco ORF. "Baseado na estimativa atual, não teremos mais controles de fronteira após 12 de maio."

O governo alemão introduziu a checagem de documentos na fronteira com a Áustria em setembro, na tentativa de controlar o fluxo de imigrantes que chegava ao país, que chegou a mais de 10 mil naquele momento.

Agora, a decisão está sendo revertida em meio a mudanças nas regras de asilo da União Europeia. Nesta quarta-feira, a Comissão Europeia, o braço executivo da UE, apresentou um projeto para mudar algumas regras do sistema, principalmente aquela que exige que a candidatura seja feita no primeiro país europeu onde o refugiado chega. A ideia é distribuir melhor a demanda, hoje fortemente concentrada em países como a Grécia, entre os demais países do bloco.

O número de imigrantes que chega ao território alemão caiu bastante nos últimos meses, consequência do fechamento das fronteiras dos países da chamada rota balcânica. Ontem, apenas 186 refugiados chegaram na Alemanha vindos da Áustria. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente