Participamos do

Venezuela: manifestantes contrários e favoráveis a Maduro realizam marchas

18:40 | Mar. 12, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Manifestantes contrários e favoráveis ao governo de Nicolás Maduro saíram em marcha pelas ruas da Venezuela neste sábado, em movimentos animados e pacíficos. Os opositores do chavismo gritavam "renúncia de Maduro já!" ao percorrerem as principais avenidas do município de Chcacao. Líderes da oposição recentemente chamaram a população para protestar pela saída do presidente venezuelano e pela liberdade de vários membros políticos oposicionistas que estão presos.

"Não há burocracia ou grupo militar que possa nos parar", expressou o parlamentar Henry Ramos Allup, presidente da Assembleia Nacional, que anunciou uma série de procedimentos constitucionais para tirar poder de Maduro.

Enquanto isso, no centro de Caracas, homens e mulheres que apoiam o presidente vestiam camisetas vermelhas e gritavam "Venezuela deve ser respeitada". Com esse lema, os manifestantes buscam condenar a decisão do presidente Barack Obama de renovar por mais um ano um decreto que identifica o país sul-americano como uma ameaça à segurança nacional e à política exterior dos Estados Unidos.

O movimento da oposição da Venezuela, que desde janeiro detém a maioria no Congresso, anunciou na semana passada que vai seguir um plano para retirar o presidente esquerdista Nicolás Maduro do seu cargo, à medida que o país luta com uma crise social e uma economia combalida.

O país enfrenta uma inflação de três dígitos, a mais alta do mundo, em conjunto com uma escassez crônica de alimentos e uma violência desenfreada que fez de Caracas uma das cidades mais violentas do mundo. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente