Participamos do

Palácio de Buckingham nega que rainha apoie saída do Reino Unido da UE

18:40 | Mar. 09, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Palácio de Buckingham reagiu à informação divulgada por um tabloide inglês de que a rainha Elizabeth II seria a favor da saída do Reino Unido da União Europeia.

Com o título "A rainha apoia o Brexit", em referência ao termo utilizado para a possível saída do Reino Unido da União Europeia, o tabloide The Sun citou uma fonte anônima, dizendo que a monarca teria dito ao então vice-premiê Nick Clegg, em 2011, que a União Europeia estava indo na direção errada. A reportagem afirma que a rainha "não deixou espaço para dúvidas sobre seus sentimentos apaixonados sobre a Europa".

O Palácio afirmou ter escrito à agência reguladora de imprensa no país para reclamar que a reportagem violou os códigos de práticas ao expor "informações ou imagens imprecisas, enganosas ou distorcidas, incluindo títulos não sustentados pelo texto".

A rainha é proibida de tomar parte em debates políticos e raramente torna pública sua opinião.

Mais cedo, o Palácio se negou a comentar o assunto e insistiu que "a rainha permanece politicamente neutra, como tem sido em 63 anos".

Clegg classificou a reportagem como "sem sentido". "Eu não tenho nenhuma lembrança de isso ter acontecido e isso não é o tipo de coisa que eu esqueceria", afirmou no Twitter.

O The Sun não fez comentários. Fonte: Associated Press

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente