Participamos do

Morre maestro austríaco Nikolaus Harnoncourt aos 86 anos

10:26 | Mar. 06, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O prestigiado maestro austríaco Nikolaus Harnoncourt morreu neste sábado aos 86 anos, anunciou neste domingo sua família, citada pela agência de notícias APA. "Nikolaus Harnoncourt deu seu último suspiro, em paz, cercado de sua família" no sábado, afirma um breve comunicado de seus parentes, citado pela APA. O maestro austríaco havia anunciado em dezembro sua aposentadoria por problemas de saúde.

"Meu corpo me obriga a cancelar meus planos futuros", havia escrito há alguns meses o músico em uma carta de despedida manuscrita para os espectadores da sala de espetáculos de Musikverein de Viena. "Foi criada uma relação incrível e profunda entre nós no palco e vocês na sala. Nos tornamos uma feliz comunidade de pioneiros!", escreveu o diretor em sua carta.

O conde Nikolaus de la Fontaine e de Harnoncourt-Unverzagt nasceu em Berlim em 1929, da união entre um conde austríaco e a neta de um arquiduque da casa dos Habsburgo. Cresceu em Graz, no sul da Áustria. Formado como violoncelista, sua intensa pesquisa sobre os instrumentos e a música antiga o levaram a criar o Concentus Musicus, que fez suas primeiras apresentações em 1957.

O conjunto, organizado pelos próprios músicos com a ajuda de suas esposas e sócios, se especializou na música do Renascimento e do Barroco, assim como em obras de compositores como Bach, Beethoven e Haydn. "Termina uma era", estimou Thomas Angyan, intendente da Musikverein de Viena, citado pela APA.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente