Participamos do

Investigação não descarta que Alemanha pode ter comprado votos para sediar Copa de 2006

A Federação Alemã de Futebol e o escritório de advocacia Freshfields Bruckhaus Deringer divulgaram relatório de uma auditoria sobre o escândalo envolvendo um suposto pagamento à Fifa para comprar votos na escolha da sede da Copa do Mundo
13:57 | Mar. 04, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Auditoria diz não ter provas, mas não descarta a compra de votos para sediar o Mundial da Alemanha. Foco está em pagamento de 6,7 milhões de euros autorizado por Beckenbauer que foi parar na conta de ex-cartola do Catar.


A Federação Alemã de Futebol (DFB) e o escritório de advocacia Freshfields Bruckhaus Deringer divulgaram, nesta sexta-feira (04/03), o relatório de uma auditoria sobre o escândalo envolvendo um misterioso pagamento à Fifa, que, supostamente, teria sido feito para comprar votos na escolha da sede da Copa do Mundo de 2006.

O relatório de 361 páginas concluiu que não há evidências de compra de votos, mas comprova que os 6,7 milhões de euros saíram de uma conta bancária mantida pelo ex-presidente do Comitê Organizador Local (COL) do Mundial, Franz Beckenbauer, e chegaram por meio de intermediários até as mãos do então presidente da Confederação Asiática de Futebol (AFC) Mohammed bin Hammam.

Se por um lado a auditoria é inconclusa para determinar se houve de fato compra de votos, os peritos da Freshfields são categóricos: o suborno também não pode ser excluído. "O pagamento dos 6,7 milhões de euros foi deliberadamente declarados de forma errada", afirmou a Freshfields, que foi contratada pela própria DFB.

O relatório aponta que dois anos após a Alemanha ter sido escolhida sede do Mundial de 2006, em maio e julho de 2002, foram transferidos 6 milhões de francos suíços de uma conta bancária mantida por Beckenbauer em parceria com seu consultor, Robert Schwan, à conta do escritório de advocacia suíço Gabriel & Müller. Este valor foi então repassado para uma empresa no Catar, da qual participava Hammam.

Em agosto daquele ano, o então presidente da Adidas, Robert Louis-Dreyfus, transferiu 10 milhões de francos suíços à conta bancária do mesmo escritório de advocacia Gabriel & Müller. Em setembro, cerca de 6 milhões de francos suíços foram devolvidos à conta de Beckenbauer e Schwan.

No mesmo mês, Gabriel & Müller enviou outros 4 milhões de francos suíços para Hammam, ou seja, no total 10 milhões de francos suíços, o equivalente, na época, a 6,7 milhões de euros. Schwan e Dreyfus não vivem mais.

Supõe-se que o dinheiro foi usado por Hammam na campanha eleitoral do então presidente da Fifa, Joseph Blatter. Além disso, Hammam influente nos trâmites para levar a Copa de 2022 ao Catar, seu país natal, e expulso da Fifa em 2011 por violar normas de ética da entidade era na época o chefe do futebol asiático, justamente de onde vieram os votos necessários para derrotar a África do Sul na disputa pela Copa de 2006.

Ainda segundo a auditoria, a DFB acobertou a devolução dos 10 milhões de francos suíços. Em 2005, a federação transferiu o montante à Fifa. O dinheiro foi declarado como um pagamento para um evento cultural durante o Mundial que nunca foi realizado. Ainda no mesmo dia, a Fifa redirecionou o montante para uma conta bancária de Dreyfus.

No entanto, o relatório da Freshfields é inconclusivo e não responde se houve de fato a compra de votos. Os advogados admitiram ter sido impossível realizar uma investigação completa, já que muitos documentos desapareceram na DFB e muitas testemunhas do alto escalão, incluindo Blatter, não quiseram ser questionados.

"Não pudemos falar com todos aqueles que gostaríamos conversar e não pudemos analisar cerca de cem arquivos", comunicou a Freshfields. Aparentemente o ex-presidente da DFB Wolfgang Niersbach teria sumido com documentos que teriam informações determinantes.

Por outro lado, o relatório afirmou também que não há provas de que Niersbach sabia do caso antes de 2015. Devido ao escândalo, o ex-presidente renunciou ao cargo em novembro.

Cerca de 30 advogados da Freshfields analisaram documentos e e-mails na sede da DFB, em Frankfurt, desde que a tarefa foi entregue ao escritório de advocacia em outubro.

PV/dpa/afp/rtr/dw


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente