Participamos do

EUA: Bernie Sanders vence prévia de Washington

20:30 | Mar. 26, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Bernie Sanders venceu a prévia do estado de Washington para a eleição presidencial dos EUA. Com 31% dos votos computados, o senador de Vermont superava sua rival Hillary Clinton por 76% a 23,7%. Esta é a segunda vitória do dia do pré-candidato sobre a líder na disputa democrata à Casa Branca, nos três estados que realizam prévias neste sábado. Mais cedo, Sanders venceu no Alasca. O Havaí é o terceiro estado que realiza prévia neste final de semana.

A vitória do senador em Washington significa que ele deve receber a maioria dos delegados do estado. Mas a contagem exata pode não ser conhecida por várias semanas. Com 101 delegados em jogo, Washington é o maior prêmio das três disputas deste sábado. Trinta e quatro dos delegados de Washington são concedidos numa base estadual. Sanders vai ganhar pelo menos 18 desses, e Hillary Clinton vai receber pelo menos cinco. Os demais 67 delegados são atribuídos com base em resultados de voto em distritos congressionais do estado. Esses delegados serão concedidos em uma data posterior, quando o Partido Democrata do estado libera as distribuição de votos por distrito congressional.

Sanders espera que os votos deste final de semana deem a ele um impulso em seus esforços para chegar mais perto da líder Hillary Clinton. O senador tem atraído um consistente apoio de eleitores liberais e de jovens. Boa parte de suas vitórias tem sido em estados com maioria branca e em disputas no formato caucus, que tendem a atrair mais ativistas liberais democratas. As disputas deste sábado ocorreram no formato caucus, isto é, uma espécie de assembleia na qual os eleitores podem discutir antes de votar. Sanders já havia vencido em sete de nove caucus realizados até agora, enquanto Hillary tem tido melhor desempenho no modelo "primária".

Ainda assim, ela segue firme na frente. Hillary entrou nas prévias deste sábado com uma liderança de mais de 300 delegados em relação a Sanders. Ela tem 1.223 delegados, com base nas primárias. Sanders agora tem pelo menos 929. Incluindo os superdelegados, ou autoridades do partido que podem apoiar qualquer candidato, ela tem pelo menos 1.692, ante os 958 de Sanders. São necessários 2.383 para vencer.

Fonte: Associated Press

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente