Participamos do

Bernie Sanders ganha prévia democrata no Alasca

19:10 | Mar. 26, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O senador Bernie Sanders ganhou neste sábado a prévia democrata para as eleições norte-americanas no Alasca, prevalecendo em uma competição pequena que tanto ele como a rival Hillary Clinton trabalharam para ganhar. Com 38% dos votos computados, o senador de Vermont estava superando Hillary por 78,7% a 21,3%.

Com apenas 16 delegados em jogo, o Alasca oferece o menor prêmio em um dia de prévias democratas também em Washington e Havaí. Naquele estado, o senador deve ficar com pelo menos nove delegados.

Antes da prévia, Sanders abriu diversos escritórios locais, na esperança de obter suficientes vitórias estaduais que possam dar aos chamados superdelegados uma razão para repensar sua lealdade a Hillary. Perdendo em número de delegados, a campanha Sanders elaborou uma estratégia que visa reduzir a liderança de Hillary e também ganhar o maior número de estados possível, mostrando, assim, que ele seria um adversário difícil na eleição geral.

Hillary entrou nas prévias deste sábado com uma liderança de mais de 300 delegados em relação a Sanders. Ela tem 1.223 delegados, com base nas primárias. Sanders agora tem pelo menos 929. Incluindo os superdelegados, ou autoridades do partido que podem apoiar qualquer candidato, ela tem pelo menos 1.692, ante os 958 de Sanders. São necessários 2.383 para vencer.

Fonte: Associated Press

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente