Participamos do

Zimbábue celebra aniversário de 92 anos do presidente Robert Mugabe

17:30 | Fev. 27, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
MASVINGO, Zimbábue, (AE) - Chamando o presidente Robert Mugabe de "querido pai", "sua alteza real" e "o Moisés da África", membros do partido governista do Zimbábue davam neste sábado mostras de sua lealdade ao líder, durante a celebração do 92º aniversário dele.

Vindos de ônibus, em caminhões ou a pé, milhares de zimbabuanos usaram as cores do partido governista ZANU-PF para seguir até a cidade de Masvingo, no sudeste do país, para a celebração.

No poder desde 1980, Mugabe foi homenageado em uma festa televisionada, com alunos realizando desfiles e recitando poesia em homenagem ao presidente e com críticas a nações do Ocidente. Em seu discurso de mais de uma hora, Mugabe criticou divisões de seu próprio partido, ao lembrar que jovens membros da sigla mostraram-se contrários à crescente influência da mulher do presidente, Grace. "É vergonhosa a forma como a sra. Mugabe está sendo criticada", disse ele. "Quem pode ser o inimigo entre nós?", questionou.

Mugabe também deseja que seu aniversário se torne um feriado nacional. A data do nascimento é 21 de fevereiro, mas a maior celebração neste ano ficou para este sábado.

Políticos governistas e autoridades de países vizinhos se revezavam para parabenizar Mugabe, que liderou uma guerra de guerrilha nos anos 1970, quando seu país ainda era oficialmente a Rodésia, dominado pela minoria branca.

A oposição critica a festa em torno do presidente, dizendo que ela é uma uma insensibilidade, no momento em que muitos zimbabuanos enfrentam a fome devido à seca e às dificuldades econômicas. A província de Masvingo é uma das mais atingidas pela seca no país. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente