Participamos do

Vietnã protesta contra ações de Pequim no Mar do Sul da China

10:40 | Fev. 25, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Vietnã protestou contra recentes ações da China no disputado Mar do Sul da China, dizendo que Pequim ameaça a paz na região dessa maneira.

O comandante das forças dos EUA no Pacífico, almirante Harry Harris Jr., disse nesta semana que a China instalou um novo radar na região. Relatos da imprensa apontam ainda que Pequim enviou jatos de combate à ilha Woody, onde já estão instalados mísseis antiaéreos.

Questionado sobre as reportagens, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Vietnã, Le Hai Binh, disse nesta quinta-feira que a China realiza atividades que violam seriamente a soberania de seu país e ameaçam a paz, a segurança e a liberdade de trânsito marítimo na região. O Vietnã afirma que tem o direito ao controle de parte do Mar do Sul da China.

O Vietnã, a China e Taiwan reivindicam o controle de todas as ilhas Paracels. Além disso, Filipinas, Malásia e Brunei reivindicam a posse de outras partes do Mar do Sul da China.

Autoridades dos EUA dizem que não tomam um partido nas disputas territoriais, mas apoiam a liberdade de trânsito na área, uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente