Participamos do

Rei da Espanha convida líder socialista a tentar formar governo de coalizão

17:55 | Fev. 02, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O rei Felipe VI da Espanha convidou nesta terça-feira o líder do Partido Socialista Obrero Español (PSOE), Pedro Sánchez, a tentar formar um governo. O anúncio acontece diante do impasse que se segue às eleições de dezembro, quando o Partido Popular (PP) chegou em primeiro lugar mas não obteve, após um mês de negociações, o apoio suficiente para formar nem mesmo um governo de minoria.

De acordo com o presidente do Congresso, Patxi Lopez, o rei tomou a decisão após se reunir com Sánchez e com o primeiro-ministro Mariano Rajoy, do PP.

Sánchez precisa agora negociar com dois partidos que nasceram nos últimos anos, e que cresceram com o descontentamento dos eleitores com as medidas de austeridade, forte desemprego e corrupção política. Nas eleições de dezembro, o Podemos e o Ciudadanos chegaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente, roubando votos dos dois partidos mais tradicionais do país.

As negociações prometem não ser fáceis. Entre as maiores diferenças, está a promessa do Podemos de permitir que os eleitores da Catalunha realizem um referendo para se desligar da Espanha. Os socialistas rejeitam a proposta. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente