Participamos do

Reformistas e moderados vencem eleição no Irã, em revés para linha-dura

10:40 | Fev. 29, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Candidatos reformistas e moderados obtiveram a maioria das vagas no Parlamento e na Assembleia dos Especialistas, o principal órgão clerical do Irã. O resultado representa uma importante derrota para a linha-dura, nas primeiras eleições realizadas desde o acordo nuclear entre Teerã e as potências, que resultou na retirada de sanções internacionais contra o país.

O Ministério do Interior divulgou os resultado finais. A disputa nas urnas mostrou que os reformistas, favoráveis à expansão das liberdades sociais e do engajamento no diálogo com o Ocidente, conseguiram pelo menos 85 cadeiras. Os conservadores mais moderados, que apoiaram o acordo nuclear, obtiveram 73 postos, dando a esses dois campos a maioria no Parlamento de 290 cadeiras. A linha-dura, contrária ao acordo, obteve 68 vagas, abaixo das 100 do atual Parlamento. Cinco cadeiras foram para minorias religiosas e as 59 outras serão decididas em um segundo turno, provavelmente em abril.

O ministro do Interior, Abdolreza Rahmani Fazli, disse que 62% dos eleitores registrados compareceram para votar.

Os moderados obtiveram 59% dos postos na Assembleia dos Especialistas, órgão com 88 integrantes que terá como atribuição eleger em algum momento o sucessor do aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do país.

O presidente Hassan Rouhani e o ex-presidente Akbar Hashemi Rafsanjani, ambos considerados moderados, mantiveram suas cadeiras no Parlamento, segundo o Ministério do Interior. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente