Participamos do

Legislativo de Israel aprova leis para endurecer abordagem de policiais

18:00 | Fev. 02, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Parlamento israelense aprovou nesta terça-feira novas leis para aumentar o poder da polícia, permitindo que ela pare e reviste suspeitos sem motivo aparente. A medida tenta conter a nova onda de ataques feitos por palestinos a israelenses, que acontecem quase todo dia.

Para os críticos, a nova legislação irá permitir que a polícia atue principalmente as minorias e os árabes.

Anteriormente, a polícia podia apenas revistar pessoas suspeitas de carregar uma arma. As novas medidas dão às autoridades o poder de revistar todos que estejam em áreas declaradas como passíveis de "atividade de sabotagem hostil". Eles também poderão revistar quem considerarem capaz de cometer crimes violentos.

Segundo o ministro da Segurança Interna, Gilad Erdan, o projeto visa "um aumento importante das capacidades da polícia para combater mais efetivamente o terrorismo e a violência".

Já para o parlamentar árabe Jamal Zahalka, está "claro que os principais afetados serão os árabes e aqueles que se parecem com árabes".

Desde 26 de setembro, 26 israelenses foram mortos por palestinos. 151 palestinos morreram nas mãos das forças israelenses. Dentre esses, 106 tentavam cometer algum ataque, Dise a polícia. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente