Participamos do

Estudante aceita R$ 16 mil para contrair febre tifoide

"Lembro-me de que na terça-feira daquela semana, eu já não conseguia nem sair da cama", ressalta Siân Rogers
14:15 | Fev. 29, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A estudante britânica Siân Rogers aceitou ganhar 3 mil libras, entorno de R$ 16,6 mil, para contrair febre tifóide de propósito. A jovem de 22 anos aceitou ser infectada pela doença como parte de um estudo clínico que vai durar um ano.
Siân, que também aceitou contrair uma forma do vírus ebola no passado, falou que não aceitou o convite apenas por dinheiro.

"É muito importante que tenhamos pesquisas médicas. Algo como a febre tifoide em alguns países pode matar pessoas", disse ao Newsbeat, programa de rádio da BBC.

[SAIBAMAIS3]A jovem conta ainda que em nenhum momento ficou com medo: “Tive uma amigdalite muito grave (no passado) e precisei ser hospitalizada. Pelo menos com a febre tifoide eu pude comer e beber”, explicou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Siân decidiu participar quando viu um pôster em sua universidade, Oxford Brookes, convocando participantes para o teste, mas ela disse que foi rejeitada por ser “muito feliz”. Ela não desistiu e buscou participar de outro teste, em que receberia uma pequena dose do vírus ebola. Enquanto estava na sala de espera, viu uma convocatória para outro teste, para vacinas contra a febre tifoide.

Às 7 horas do dia 1º de fevereiro ela voltou ao local e recebeu um copo d'água contendo a bactéria Salmonella typhi, que transmite a febre tifoide. No jornal da universidade Siân conta sua experiência: “Fizeram-me vestir um avental e algumas luvas... alguns óculos de proteção. Rimos muito da situação. Eu parecia uma idiota”.

Diariamente após as aulas, por duas semanas consecutivas, ela foi ao hospital fazer um check-up, e tinha de manter um diário sobre a temperatura de seu corpo. Siân acabou faltando quatro turnos do trabalho.

"Só piorou até eles me darem os antibióticos e então comecei a me sentir melhor muito mais rápido", ressaltou ela.

Agora que se recuperou, ela só precisa voltar ao hospital quatro vezes durante o ano.

O que é a febre tifoide?

A febre tifoide é uma infecção causada por uma bactéria chamada Salmonella typhi. É uma doença altamente contagiosa, sendo transmitida pelo contato com fezes e urina do doente. A febre tifoide não é comum no Reino Unido, tampouco no Brasil.

Os sintomas incluem dor de estômago, dor de cabeça, febre alta e constipação ou diarreia. Em casos que não são tratados, um quinto das pessoas vêm a óbito, mas antibióticos costumam curar a doença em duas semanas.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente