Participamos do

Dezenas de migrantes morrem em naufrágios no Mar Egeu

Embarcações transportavam refugiados da Turquia para a Grécia, porta de entrada da União Europeia. Guarda costeira busca sobreviventes de dois naufrágios que deixaram pelo menos 33 mortos
11:53 | Fev. 08, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Pelo menos 33 migrantes morreram nesta segunda-feira, 08, em dois naufrágios no mar Egeu, próximo à costa da Turquia. As embarcações tentavam chegar às ilhas gregas da região, a porta de entrada da União Europeia (UE).

A guarda costeira da Turquia afirmou que 22 migrantes morreram após seu barco afundar na baía de Edremit, na província de Balikesir. Quatro pessoas foram resgatadas no local do incidente. Uma operação ainda procura 13 pessoas que estavam no barco e estão desaparecidas.

Segundo a agência de notícias turca Dogan, outro naufrágio aconteceu na região de Dikili, na província de Izmir, e deixou pelo menos 11 mortos. Três pessoas foram resgatadas no local.

As recentes tragédias ocorreram no mesmo dia da visita da chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, à Turquia. Em Ancara, ela tenta conseguir mais apoio do governo turco para controlar o fluxo migratório em direção à Europa. Cerca de 2,5 milhões de sírios buscaram refúgio no país vizinho.

Segundo Organização Internacional de Migrações (OIM), somente neste ano, 374 migrantes morreram tentado chegar à Grécia através da travessia pelo Mar Egeu. Em 2015, mais de 900 mil refugiados arriscaram suas vidas nesse percurso.
DW

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente