PUBLICIDADE
Notícias

Afeganistão espera retomar negociação de paz com Taleban este mês

12:50 | 07/02/2016
O Afeganistão espera realizar negociações diretas de paz com o Taleban no final deste mês, disse uma autoridade neste domingo. As últimas conversações diretas entre Cabul e os talebans foram interrompidas ano passado, depois de apenas uma rodada, quando Cabul anunciou que o antigo líder taleban Mullah Mohammad Omar, que estava preso, havia morrido dois anos antes.

O porta-voz do Ministério do Exterior afegão Ahmad Shakib Mostaghani comentou sobre o acordo entre Afeganistão, Paquistão, China e os Estados Unidos, a respeito de um roteiro para as conversações de paz, anunciado ontem. A próxima reunião dos quatro países está prevista para 23 de fevereiro, em Cabul. O Taleban não participa nessas negociações, que visam estabelecer as bases para as conversas de paz.

O governo afegão há muito acusa o Paquistão de dar refúgio aos insurgentes

através da fronteira, acusação negadas por Islamabad. Mas acredita-se que o Paquistão têm influência sobre os talebans e o país é visto como peça importante em qualquer esforço de paz.

Mostaghani disse que o governo espera "pôr fim à violência inútil que é imposta ao nosso povo". As forças afegãs têm lutado para combater o Taleban desde que os EUA e a Otan encerraram oficialmente sua missão de combate, no final de 2014.

Fonte: Associated Press

TAGS