Participamos do

UE inicia reunião emergencial para discutir como conter fluxo de imigrantes

11:25 | Jan. 25, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os ministros de Justiça e do Interior da União Europeia (UE) iniciaram nesta segunda-feira uma reunião emergencial para discutir sobre a forma de enfrentar a crise imigratória em meio ao fluxo de novas chegadas e desacordos persistentes sobre o fechamento das fronteiras.

A reunião informal vem dias depois que o presidente da UE, Donald Tusk, alertou o acordo de poder viajar em passaporte pela Europa, conhecido como Schengen, poderia ser rompido se o alto fluxo de imigrantes não fosse resolvido dentro de dois meses.

"A fim de manter e garantir a livre circulação no espaço Schengen, é óbvio que temos que gerenciar melhor as nossas fronteiras externas", disse o Comissário de Imigração da UE, Dimitris Avramopoulos.

Os ministros estão tentando conter o fluxo através da Grécia, onde as autoridades estão lutando para conter as travessias de barco a partir da Turquia. Se isso falhar, a Europa poderá ter que remanejar os controles de fronteira, disse a ministra do Interior austríaco, Johanna Mikl-Leitner.

Números da UE mostram que mais de 2 mil pessoas ainda estão chegando diariamente, apesar do mar agitado e o inverno rigoroso. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente