Participamos do

Merkel diz esperar que refugiados sírios voltem para casa depois da guerra

18:25 | Jan. 31, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Alemanha parece ter adotado uma postura mais dura com relação à imigração durante a última semana, com autoridades dizendo que os refugiados precisam voltar para seus países em algum momento. A chanceler Angela Merkel disse esperar que muitos refugiados deixem o país quando a guerra da Síria acabar.

Merkel buscou endereçar preocupações dos alemães de que o país não será capaz de lidar com o contínuo fluxo de imigrantes. Alguns políticos viram a declaração como um afastamento da cultura acolhedora da Alemanha.

A ministra do Trabalho alemã, Andrea Nahles, do Partido Social Democrata, disse que os refugiados que querem ficar vão precisar aderir aos valores e regras do país e vão precisar encontrar trabalho. Do contrário, afirmou, seus benefícios serão cortados.

Outros políticos se manifestaram nesse domingo pedindo que Merkel acelere os planos para deportar imigrantes criminosos. "Não é um sinal de agilidade que só agora haja negociações com alguns Estados sobre receber criminosos de volta", afirmou o vice-chanceler social democrata Siegmar Gabriel.

Merkel afirmou que espera que "assim que a paz seja restaurada na Síria" e que o grupo Estado Islâmico seja contido, muitos refugiados voltem para casa.

As recentes mudanças em leis de asilo vão notadamente reduzir o número de imigrantes. No ano passado, 1,1 milhão de imigrantes, a maioria árabes, afegãos e africanos, chegou À Alemanha para fugir da guerra e da miséria. Autoridades trabalharam para acomodar o fluxo e Merkel hoje enfrenta crescente descontentamento público. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente