PUBLICIDADE
Notícias

Haiti: Escritórios eleitorais são atacados com a aproximação do 2º turno

00:00 | 20/01/2016
Manifestantes destruíram janelas de carros e incendiaram pelo menos dois veículos na capital do Haiti, Porto Príncipe, após os ataques contra vários escritórios eleitorais, à medida que o país se prepara para um segundo turno presidencial e legislativo no dia 24.

Cerca de 2 mil manifestantes tomaram as ruas do centro da cidade, pedindo novas eleições e a remoção imediata do atual presidente, Michel Martelly. As estradas foram bloqueadas com barricadas de pneus em chamas e mais de uma dúzia de motoristas tiveram seus carros danificados por pedras lançadas pelos manifestantes.

A polícia dispersou os manifestantes oposicionistas e desfez a maioria dos bloqueios no fim da tarde.

No norte do país, o inspetor de polícia, Michel Henri, disse que três escritórios eleitorais foram incendiados no domingo, em cidades ao redor de Cap-Haïtien, e pelo menos dois outros foram danificados por pedradas.

No mês passado, vários prédios do governo foram queimados e um manifestante foi morto em protestos violentos desencadeados pela liberação dos resultados finais das eleições legislativas.

As campanhas presidenciais do Haiti começaram no início deste mês, mas apenas o candidato apoiado pelo governo, Jovenel Moise, está fazendo campanha. O candidato da oposição, Jude Celestin, está boicotando as votações marcadas para o dia 24 de janeiro, e disse que seu partido não enviará observadores para as assembleias de voto. Fonte: Associated Press.

TAGS