Participamos do

Morre bandoneonista, compositor e maestro Leopoldo Federico, lenda do tango

O bandeonista começou a carreira na música ainda adolescente e brilhou ao lado de nomes como Ástor Piazzolla, Julio Sosa e Mariano Mores
15:33 | Dez. 28, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Leopoldo Federico, compositor, bandoneonista e maestro argentino que dividiu o palco com grandes nomes do tango, como Mariano Mores e Astor Piazzolla, morreu neste domingo, 28, aos 87 anos, informou uma entidade de artistas profissionais.

Federico faleceu em um sanatório de Buenos Aires onde estava hospitalizado, segundo a Associação Argentina de Intérpretes (AADI), instituição da qual era presidente e que não forneceu detalhes da morte.

"Era parte da história do bandoneon. Era admirado desde jovens de 17 anos que gostariam de tocar como ele, até os maiores", disse ao canal TN o violonista Horacio Malvicino. Federico recebeu o prêmio Carlos Gardel em sua trajetória na música popular, além de ganhar duas vezes o Grammy Latino.

O bandeonista  começou a carreira na música ainda adolescente e brilhou ao lado de nomes como Ástor Piazzolla, Julio Sosa e Mariano Mores. Em 1958, fundou sua própria orquestra. Entre suas obras de mais destaque estão "Que me juzgue Dios", "Cabulero" e "Al galope".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além disso, Federico foi um dos músicos convidados do documentário "Café dos Maestros" (2008), dirigido por Miguel Kohan e com Gustavo Santaolalla como co-roteirista. A produção foi exibida no Festival de Cinema de Berlim. Em 2002, foi declarado cidadão ilustre de Buenos Aires.

[VIDEO1] 

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente