PUBLICIDADE
Notícias

Japão: 37.000 frangos sacrificados em novo foco de gripe aviária

Medidas similares foram tomadas na segunda-feira, 29, em Miyazaki (ilha meridional de Kyushu), onde foi detectado outro foco e 42.000 frangos precisaram ser sacrificados

10:00 | 30/12/2014

As autoridades japonesas ordenaram nesta terça-feira, 30, sacrificar 37.000 frangos após a confirmação do surgimento de um terceiro foco de gripe aviária em menos de um mês, em sua tentativa de evitar a propagação da doença.

Os testes genéticos confirmaram a presença de uma cepa H5 do vírus em uma fazenda da prefeitura de Yamaguchi, no sudoeste da ilha principal de Honshu, cujo proprietário havia informado na segunda-feira, 29, sobre a morte repentina de vinte aves, segundo o ministério da Agricultura.

[SAIBAMAIS 1]

Foi estabelecido um cordão sanitário de 10 km ao redor da granja afetada e foi proibido o transporte de frangos para fora desta zona.

Medidas similares foram tomadas na segunda-feira em Miyazaki (ilha meridional de Kyushu), onde foi detectado outro foco e 42.000 frangos precisaram ser sacrificados. Um caso precedente foi descoberto em meados de dezembro a 100 km de distância, na mesma cidade, pela primeira vez desde abril (4.000 aves sacrificadas).

As autoridades japonesas alertam regularmente os fazendeiros para o risco de infecção, ao lembrar que esta doença continua presente na Ásia.

AFP

TAGS