PUBLICIDADE
Notícias

Coreia do Sul propõe diálogo sobre unificação com Coreia do Norte

02:10 | 29/12/2014
O governo da Coreia do Sul propôs à Coreia do Norte um diálogo sobre o que chamou de uma série de questões necessárias para preparar os dois países para a unificação.

O ministro da Unificação Ryoo Kihl-jae, em conferência com a imprensa nesta segunda-feira, disse que a Coreia do Sul quer iniciar as negociações em janeiro, para discutir programas de intercâmbio, projetos conjuntos e as leis necessárias para a unificação. O ministro também espera que as conversas com o país vizinho permitam que as famílias separadas pela Guerra da Coreia (1950-1953) possam se reunir.

Ainda não está claro se o governo da Coreia do Norte vai aceitar a oferta, visto que tem avaliado qualquer proposta da sul-coreana como uma tentativa de dominação. O governo norte-coreano quer uma Coreia unificada, mas com Pyongyang no comando.

O governo sul-coreano lançou um Comitê para a unificação em julho. Além disso, as autoridades da Defesa da Coreia do Sul informaram que assinaram, em conjunto com o governo dos EUA e do Japão, um pacto trilateral de compartilhamento de inteligência que visa melhorar as defesas contra as ameaças nucleares e os mísseis da Coreia do Norte. Fonte: Associated Press.

TAGS