México e América Latina se despedem do ídolo Chapolim Colorado
Os familiares do ator, incluindo Florinda Meza - sua segunda esposa e que fez a dona Florinda - ainda não fez declarações, mas enviou várias mensagens de agradecimento através do Twitter
Fãs do México, Brasil e outros países da América Latina se despediram neste sábado de Roberto Gómez Bolaños, falecido aos 85 anos na véspera depois de marcar a infância de uma geração em suas quatro décadas de carreira dedicada à comédia.
O corpo de Bolaños foi levado de sua residência no balneário caribenho de Cancún, onde faleceu, para a Cidade do México.
Em seu trajeto até o aeroporto da cidade, o carro fúnebre foi acompanhado por uma comitiva de cinco veículos liderados por patrulhas policiais.
%2bConfira fotogaleria de homenagens a Roberto Bolaños
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineMuitos fãs acompanharam o cortejo para dar seu último adeus ao comediante que encarnou o menino carente Cháves e o super-herói atrapalhado Chapolim Colorado, em programas que ainda hoje continuam sendo exibido nas televisões da região.
[SAIBAMAIS5]Gómez Bolaños, que morreu por causas ainda não esclarecidas, mudou para Cancún há vários anos, quando, por seus problemas respiratório, decidiu deixar a capital mexicana, situada a 2.250 metros de altura.
Ele será velado de forma discreta em uma sede da Televisa, emissora em que trabalhou quase toda a vida.
A missa na sede situada no sul da capital será acompanhada por parentes, amigos, colegas de trabalho, diretores da emissora e várias personalidades mexicanas.
A legião de fãs de Bolaños foi convidada a se despedir do ídolo no domingo, na grande homenagem que será realizada no estádio Azteca, que pode receber 105.000 pessoas. O evento deve durar cinco horas e contará com apresentações musicais e mensagens de personalidades.
Os familiares do ator, incluindo Florinda Meza - sua segunda esposa e que fez a dona Florinda - ainda não fez declarações, mas enviou várias mensagens de agradecimento através do Twitter.
"Em nome da família, obrigada por tanto amor. Esperamos vocês amanhã no Estádio Azteca a partir das 12 para nos despedirmos dele", escreveu a família no Twitter aberto em 2011 pelo próprio Bolaños e que tem mais de 6,7 milhões de seguidores.
No estádio, a equipe do América, propriedade da Televisa, fará um minuto de silêncio na partida deste sábado contra os Pumas pela liga mexicana.
Fãs do mundo todo lamentaram a morte do comediante.
"Eterno/mito/ídolo... Roberto Bolaños, simplesmente Chaves, obrigado!", escreveu o astro brasileiro Neymar em seu Twitter.
"E agora, quem poderá nos defender?", questiona a manchete deste sábado em muitos jornais do México, América Latina e Espanha, reproduzindo o que as personagens falavam quando estavam em perigo e esperavam pela ajuda do Chapolim Colorado.
Mas seu personagem mais celebrado foi 'Chaves', um menino órfão e pobre que
vivia dentro de um barril e sempre se metia em travessuras
A imaginação de Gómez Bolaños criou personagens e frases que fazem parte do imaginário coletivo brasileiro e latino-americano, como "Foi sem querer querendo", ou "Sigam-me os bons".
A imprensa mexicana recordou como, em sua época de ouro, os shows de Bolaños lotavam estádios em todo o continente americano.
Em 1983, chegou a se apresentar duas vezes no Madison Square Garden de Nova York.
Os programas de Bolaños foram exporatados para mais de 25 países, e no Brasil se perpetua em reprises desde os anos 80, com uma dublagem que contribuiu ainda mais para o sucesso.