Participamos do

UE pede explicações a Espanha sobre contágio do Ebola fora da África

A auxiliar de enfermagem contraiu a doença no hospital de Madri em que integrou a equipe que atendeu os dois missionários que faleceram, vítimas do Ebola
07:44 | Out. 07, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Comissão Europeia pediu ao governo da Espanha explicações sobre as falhas do sistema de saúde que provocaram o contágio de Ebola de uma auxiliar de enfermagem em um hospital de Madri.

"A Comissão Europeia enviou na segunda-feira, 6, uma mensagem ao ministério da Saúde espanhol para que esclareça as razões que tornaram possível este primeiro caso de contágio fora da África", afirmou o porta-voz da Comissão, Frederic Vincent.

A auxiliar de enfermagem contraiu a doença no hospital de Madri em que integrou a equipe que atendeu os dois missionários que faleceram, vítimas do Ebola, depois que foram repatriados da África.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[SAIBAMAIS 3]

"Aconteceu, evidentemente, um problema em algum momento", disse Vincent.

Há vários meses os Estados membros fazem um acompanhamento e coordenam os procedimentos nacionais a nível europeu para evitar a entrada do vírus no continente.

"Apesar do caso, não há inquietação na Comissão. A propagação do vírus na Europa continua sendo uma hipótese altamente improvável", afirmou Vincent.
A Comissão espera que a Espanha apresente na próxima quarta-feira, 8, ao Comitê de Segurança Sanitária os primeiros elementos da resposta. Esta instância comunitária de coordenação e troca de informações se reúne todas as semanas para debater o Ebola.

"Quando a falha for identificada, servirá de exemplo aos outros países, mas pode levar tempo. As autoridades espanholas ainda tentam compreender", explicou Vincent.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente