PUBLICIDADE
Notícias

Novo chefe da Otan aposta em melhor relação com a Rússia

18:10 | 01/10/2014
O novo secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, lançou um tom mais conciliatório nesta quarta-feira em relação à Rússia, afirmando que há uma chance agora de melhorar as relações enter Moscou e o Ocidente.

"Nós vemos uma oportunidade no cessar-fogo, que agora foi estabelecido no leste da Ucrânia, mas também vemos violações desse cessar-fogo e isso fragiliza a situação", declarou Stoltenberg.

Em seu primeiro dia no gabinete, ex-primeiro-ministro da Noruega elogiou a campanha militar conduzida pelos EUA, França, Reino Unido e outras nações aliadas e não aliadas da Otan contra o grupo extremista Estado Islâmico, que ele diz ter cometido "atrocidades horríveis" no Iraque e na Síria.

Ele afirmou que não vê "contradição" entre o desejo de fortalecimento da Otan e um melhor relacionamento com a Rússia, mas também exigiu que Moscou se submeta a leis internacionais e que haja uma "mudança mais nítida" nas ações da Rússia em relação à Ucrânia.

Stoltenberg foi escolhido por unanimidade para suceder Anders Fogh Rasmussen pelo Conselho da Otan em março. Analistas preveem que seu estilo de construção de consenso pode significar uma retórica mais suave do que a de seu antecessor. Esse fator é visto como positivo por membros da Otan como a Alemanha. Fonte: Associated Press.

TAGS