Participamos do

Nobel de Química vai para trabalhos com microscópio de alta resolução

Três cientistas ganharam o prêmio. Dois americanos e um alemão
07:41 | Out. 08, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O prêmio Nobel de Química de 2014 foi concedido a dois americanos, Eric Betzig e William Moerner, e a um alemão, Stefan Hell, por trabalhos para superar as limitações do microscópio óptico.

Os três cientistas recebem o prêmio pelo "desenvolvimento da microscopia de fluorescência de alta resolução", a chamada nanoscopia, anunciou o júri.

Seus trabalhos permitem agora aos cientistas "observar o interior das moléculas individuais dentro das células vivas".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[SAIBAMAIS 2]

Durante muitos anos era impossível estudar os menores detalhes das células vivas. Os premiados desenvolveram dois métodos para aperfeiçoar a resolução.

Stefan Hell, de 51 anos, desenvolveu a microscopia de alta resolução chamada STED (Stimulated Emission Depletion). Eric Betzig, 54 anos, e William Moerner, de 61, criaram, cada um de maneira separada, a microscopia monomolecular ("single-molecule microscopy").

As inovações ajudam a compreender doenças como o Mal de Parkinson, Alzheimer e Huntington.

Os vencedores receberão o prêmio em 10 de dezembro em Estocolmo. Eles dividirão oito milhões de coroas suecas (1,1 milhão de dólares).

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente