Participamos do

Greenpeace denuncia exportação ilegal de madeira da Amazônia para Europa

Depois de tratadas, as árvores eram exportada como produto legal para a França, Bélgica, Suécia e Holanda
16:06 | Out. 15, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A ONG ambientalista Greenpeace denunciou que árvores da Amazônia brasileira estão sendo cortadas clandestinamente e transportadas em caminhões para serralheiras que, em seguida, tratam e exportam a madeira como se fosse produto legal para França, Bélgica, Suécia e Holanda.
Estes quatro países europeus tiveram, entre janeiro e agosto deste ano, uma relação comercial direta com três destas serralheiras, segundo investigação do Greenpeace em Santarém (norte do Pará), informou uma porta-voz da organização à AFP.

As serralheiras identificados pela ONG foram Rainbow Trading Importação e Exportação Ltda., Comercial de Madeiras Odani Ltda., e Sabugy Madeira Ltda.

"A Rainbow Trading exporta para a França e a Odani é subcontratada da Rainbow", explicou a porta-voz do Greenpeace, Marina Lacorte.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Santarém concentra o principal polo da indústria madeireira do Pará, estado que produz e exporta mais madeira da Amazônia, informou o Greenpeace em comunicado enviado à AFP.

Em sobrevoo na região, feito na terça-feira em avião do Greenpeace, foi possível ver "várias clareiras e rotas abertas na selva", constatou um repórter da AFP/TV.

"São pequenas áreas que demoram a aparecer e as imagens de satélite não as detectam", informou Lacorte.

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

O Greenpeace conseguiu estabelecer "os laços de uma rede de exploração suja que destrói as áreas distantes da selva e que está ligada à violência contra comunidades locais", disse.

A investigação do Greenpeace - que escondeu aparelhos de GPS debaixo dos caminhões que transportam madeira para vigiar seu trajeto - revelou, ainda, "que os documentos oficiais não são nem sequer capazes de garantir a origem legal da madeira".

Em 2006, o ministério do Meio Ambiente transferiu a responsabilidade da exploração florestal aos estados, que fecham os olhos e chegam até mesmo a incentivar a atividade, avaliou Lacorte.

[FOTO3]

 

 

 

 

 

 

 

Segundo dados do Instituto Imazon, entre agosto de 2011 e julho de 2012, 78% das regiões de atividade florestal no Pará não tinham autorização para cortar madeira.

A madeira de ipê, muito cobiçada na Europa sobretudo para construir deques de piscinas, pode chegar a custar US$ 3.200 o metro quadrado.

O Greenpeace pediu ao governo brasileiro que revise todas as autorizações entregues desde 2006 às madeireiras e para retomar o controle da atividade.

"Ao manter suas portas abertas à madeira ilegal, o mercado se torna cúmplice da destruição na Amazônia", avaliou a ONG.

O Greenpeace lançou em maio a campanha "A crise silenciosa da Amazônia" e denunciou que de 20% a 40% da madeira exportada para a Europa têm origem ilegal.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente