Participamos do

Bolsas europeias fecham em alta após estímulos do Japão

15:10 | Out. 31, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As principais bolsas da Europa fecharam em alta, impulsionas pela decisão do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) de ampliar estímulos monetários. O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 1,84%, aos 336,80 pontos.

Em anúncio inesperado, o BoJ decidiu expandir suas compras anuais de ativos para 80 trilhões de ienes (cerca de US$ 720 bilhões), de uma faixa anterior de 60 trilhões de ienes a 70 trilhões de ienes. O Japão também anunciou que o fundo de investimento de pensões do governo japonês - o maior fundo público de pensões do mundo, com US$ 1,2 trilhão - vai dobrar alocações em ações nacionais e estrangeiras, para 25%, ante à taxa de 12%, e ao mesmo tempo, reduzir a alocação em bônus domésticos para 35%, de 60%.

A decisão do BC japonês veio dois dias após o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) encerrar seu programa de compras mensais de bônus, preparando o terreno para uma futura elevação das taxas de juros nos EUA.

Alguns analistas acreditam que o movimento no Japão pode aumentar a pressão no Banco Central Europeu (BCE). "Com o Banco da Inglaterra e o Federal Reserve indo para um lado e o Banco do Japão indo para o outro, os investidores podem começar a ver a atual política monetária do BCE como hesitante", afirmou Paul Donovan, economista no UBS.

Na Europa, dados mistos sobre o estado da economia fizeram pouco para reforçar o sentimento otimista. A taxa de inflação anual na zona do euro acelerou ligeiramente em outubro, mas chegou ao seu 13º mês consecutivo a menos da metade da meta do BCE. Dados mostraram que as vendas de varejo alemãs e francesas caíram acentuadamente em setembro.

Em Milão, o FTSE MIX subiu 3,07%, em 19.783 pontos, a maior alta do grupo. Os destaques foram a Exor, que tem uma participação de controlo na Fiat Chrysler Automóveis, que ganhou 5,4% após a montadora anunciar uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) para a Ferrari. As ações do Banca Monte dei Paschi di Siena caíram 10% na sessão e 39% na semana após o resultado dos testes de estresse do BCE identificar um grande déficit de capital no banco. Na semana, o FTSE MIX teve alta de 1,48%.

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 2,33%, após ser suspenso por pouco mais de 40 minutos no começo da manhã, devido a problemas técnicos. A Volkswagen avançou 2,4% depois de divulgar lucros acentuados em seu balanço trimestral. Na semana, o ganho foi de 3,77%. O índice FTSE-100, de Londres, subiu 1,28% no dia e 2,47% na semana; o CAC-40, em Paris, avançou 2,22% na última sessão e 2,52% na semana; o Ibex-35, em Madri, fechou em alta de 2,09% na sexta-feira e de 1,34% na semana e o PSI-20, em Lisboa subiu 1,98% no dia e 0,96% na semana. (Marcella Fernandes, com informações da Dow Jones Newswires - marcella.fernandes@estadao.com)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente