Participamos do

Pistorius é inocentado da acusação de crime premeditado

O atleta paralímpico de 27 anos, sentado no banco dos réus, se curvou e colocou a cabeça entre as mãos após o anúncio da juíza
09:44 | Set. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O atleta paralímpico sul-africano Oscar Pistorius foi considerado inocente da acusação de assassinato premeditado de sua namorada, Reeva Steenkamp, nesta quinta-feira, 11, depois que a juíza rejeitou as acusações mais graves contra ele.

"O Estado claramente não provou além da dúvida razoável que o acusado é culpado de assassinato premeditado", declarou a magistrada Thokozile Masipa, antes de tratar da acusação de homicídio culposo.

"Observada em sua totalidade, a evidência não conseguiu demonstrar que o acusado tinha a intenção necessária de matar a vítima, e muito menos com premeditação", disse Masipa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"É evidente que ele não previu objetivamente esta possibilidade, que ele iria matar a pessoa que estava atrás da porta", declarou ao rejeitar mais tarde a acusação de homicídio comum.

"Deduz-se que o acusado acreditava que sua vida estava em risco e, portanto, não pode ser considerado culpado de homicídio doloso", declarou a juíza.

O atleta paralímpico de 27 anos, sentado no banco dos réus, se curvou e colocou a cabeça entre as mãos após o anúncio da juíza.

Pistorius ainda pode ser considerado culpado de homicídio culposo, o que poderia resultar em uma pena condicional, a um período longo na prisão ou ainda a absolvição.

Uma condenação por morte premeditada significaria a prisão perpétua para o atleta, que viu sua vida virar de pernas para o ar em 14 de fevereiro de 2013, dia dos namorados, data da morte de Reeva.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente